quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Vivien Leigh, Shakespeare e o "castigo" da beleza...

Ando numa fase na qual redescubro Vivien Leigh; atriz que muito admirei e pesquisei a partir dos anos 80 mas que, de certa forma, tinha caído no meu esquecimento.

Não penso na Vivien, que para muitos é um cliché cinematográfico com sua (por sinal maravilhosa) Scarlett O’Hara de “…e o Vento levou” (Gone with the Wind, 1939).

Nem no seu papel mais duro e cruel (por sua saúde mental ser muito identica à da personagem): Blanche Dubois de “Um Bonde chamado desejo” (A Streecar named Desire, 1950).

Estou ainda “anos luz” de distancia de lindos desempenhos como a linda e doce Myra na “A ponte de Waterloo” (Waterloo Bridge), a infiel e apaixonada Anna Karenina, a jovem, aprendiz Cleopatra (de "Cesar & Cleopatra" de Shaw) e a egoísta, ambiciosa Lady Hamilton em “That Hamilton Woman. Grandes desempenhos… sem dúvida…

Penso porém na Vivien dos palcos.


Especialmente na Vivien que tanto compreendia Shakespeare (como muitos contaram, por exemplo de sua esplendida Lady McBeth) e na Vivien que tinha dois “defeitos” que lutavam contra ela: uma voz fraca (que ela aprendeu a dominar, de certa forma e desenvolver) e, o pior dos erros para uma atriz séria da época: sua magnífica BELEZA… por vezes até assustadora em seu esplendor: por causa dela não era levada a sério…

Vejam este curto relato fotográfico de algumas de suas performances Shakespearianas ao longo dos anos… e falem-me de sua impressão…

(Titania em "Sonho de uma Noite de Verao"/Midsummer's Night Dream/1937)

(Ophelia am "Hamlet"/1937 com Laurence Olivier)

(Juliet em "Romeo and Juliet"/1940, mais uma vez com Laurence Olivier)

(Lady Anne em "Richard III"/1948)

(mais uma vez Lady Anne)

(como Lady McBeth na famosa cena de sonambulismo de "McBeth"/1955)

(Lady McBeth)

(Lady McBeth... como este seu desempenho me interessaria...)

(a ainda composta Lavinia de "Titus Andronicus"/1957)

(a já decomposta, miserável Lavinia em "Titus Andronicus" / 1957 - época na qual andava doentíssima... imaginem a pressão psicológica em fazer este papel... )

(Viola em "Twelfth Night"/1961)

O que mais dizer? Está tudo aí... escrito nesse rosto...

Nenhum comentário: